Alicrim

Por que a Ergonomia é tão importante?

Atualmente, muito se fala sobre Ergonomia, mas muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre os reais benefícios e a importância do conceito para a sua rotina.

Por que trazer práticas ergonômicas para dentro do ambiente de trabalho? Quais as reais vantagens para a minha equipe? Como ela pode beneficiar minha empresa como um todo?

Muito mais do que um conceito, a Ergonomia é responsável por garantir melhor saúde e bem-estar para todos os seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho ideal para todos.

No post de hoje, listamos as principais características que tornam a Ergonomia tão importante para as empresas!
Confira:

Diminui o número de afastamentos
Ao trabalharem em um espaço especialmente adaptado, com as ferramentas e mobiliários projetados para oferecerem o maior conforto e segurança,os riscos de acidente e lesões diminuem muito. Sendo assim, quanto mais baixo os riscos para os colaboradores, menores serão os números de afastamento e absenteísmo em sua empresa.

Aumenta a produtividade
Ao garantir bem-estar e qualidade de trabalho aos seus colaboradores, como consequência, eles se sentirão mais produtivos e dispostos e o seu desempenho nas tarefas irá aumentar.

Interfere positivamente na qualidade dos produtos e serviços
Como dito acima, a Ergonomia contribui para aumentar o desempenho e a produtividade de seus colaboradores. Sendo assim, colaboradores bem produtivos e empenhados tendem a desenvolver melhor os seus serviços e produtos, contribuindo positivamente para a qualidade do atendimento e das mercadorias finais.

Diminui os casos de LER
Ambientes de trabalho não adaptados e que não seguem as normas de Ergonomia, são mais propensos a contribuírem para o desenvolvimento de casos de LER (Lesões por Esforço Repetitivo) em sua equipe. Colaboradores que trabalham muito tempo sentados, na mesma posição ou que carregam peso diariamente, sem o apoio e técnicas necessárias para realizá-lo da maneira correta, tendem a desenvolver lombalgias, hérnias e os mais variados tipos de LER.

Reduz as cargas tributárias
Empresas com menores taxas de acidente tendem a se sair melhor no FAP (Fator Acidentário de Prevenção). O FAP é um indicador de desempenho das empresas com base no número de acidentes ocorridos em determinado período. Empresas que registram menores números possuem uma redução considerável em suas cargas tributárias.

Garante que sua empresa tenha uma melhor imagem
Uma empresa que procura oferecer o melhor para sua equipe e está constantemente preocupada com o bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores, não só possui uma boa imagem e reputação internamente como externamente. A Ergonomia passa a ser um diferencial que coloca sua empresa à frente das outras.

Se você é uma empresa preocupada com a saúde de seus colaboradores e deseja oferecer-lhes o melhor, que tal entrar em contato com nossa equipe de profissionais e conhecer mais sobre nossos serviços de ergonomia corporativa?

Quer saber tudo sobre o assunto?

Preparamos para você um e-book sobre o que é, quais os tipos e os benefícios. Baixe gratuitamente o nosso e-book ou entre em contato conosco para agendarmos uma reunião, sem compromisso, para conhecer melhor nossos serviços personalizados para você e sua empresa, e saber como podemos te ajudar!

CONFIRA OUTROS ARTIGOS

Tenha mais produtividade na sua empresa com a Ergonomia Organizacional

Equipe mais engajada e motivada, mais produtividade e redução de custos. Essas são apenas algumas das vantagens que a sua empresa pode ganhar ao investir em Ergonomia Organizacional. Ter um ambiente de trabalho confortável é essencial para promover mais qualidade de vida e saúde ao colaborador ...

5 dicas para promover a saúde mental na empresa pós pandemia

Apesar do trabalho ser um lugar ou fase da vida onde muitas pessoas se sentem realizadas, grande parte dos colaboradores atualmente vem sofrendo com a falta de saúde mental. E com a pandemia, este problema se agravou. Mas é possível promover e melhorar a saúde mental na empresa?...

Melhorar a saúde ocupacional: 5 dicas para sua empresa seguir

Ser um gestor competente, traz à tona algumas preocupações sobre a empresa e como melhorar alguns aspectos, como por exemplo, melhorar a saúde ocupacional. Entregas de atestados com frequência, colaboradores desmotivados e pouco produtivos são alguns sinais de que a saúde...

Quais as profissões mais sujeitas a desenvolver problemas ocupacionais?

O dia a dia de determinadas profissões pode facilitar o aparecimento de problemas, que vão muito além do estresse e cansaços já corriqueiros.  Determinadas rotinas de trabalho são um prato cheio para o surgimento de doenças ocupacionais e riscos de acidentes, principalmente...