Ginástica Laboral: o que você precisa saber – Alicrim Saúde
Ginástica Laboral: o que você precisa saber

Ginástica Laboral: o que você precisa saber

As rotinas de trabalho podem acabar se tornando estressantes e exigir muito dos colaboradores, quando os mesmos não são estimulados ou recebem apoio por parte da instituição. Esse é um cenário muito propício para o surgimento das doenças ocupacionais, principalmente para aqueles que trabalham na mesma posição por horas ou carregam grandes quantidades de peso diariamente.

As doenças ocupacionais não só diminuem a qualidade de vida do colaborador, mas aumentam as taxas de afastamento e absenteísmo.                                                                                                      

É aí que entra a Ginástica Laboral: prática ergonômica que tem como principal objetivo aumentar o bem-estar dos colaboradores e diminuir o surgimento de doenças e lesões no ambiente de trabalho. 

No post de hoje, separamos as principais informações para que você compreenda melhor do que se trata a Ginástica Laboral!

Boa leitura! 

O que é Ginástica Laboral?

A Ginástica Laboral consiste em atividades físicas realizadas durante o expediente de trabalho, com exercícios de cerca de 15 minutos, que tem como objetivo melhorar a disposição, qualidade de vida, bem-estar e saúde dos colaboradores. Os exercícios variam entre alongamento, postura e respiração e são eficientes para prevenir doenças relacionadas ao trabalho, como é o caso das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e lombalgias.

Quais os tipos de Ginástica Laboral?

Preventiva

A ginástica preventiva consiste em exercícios aeróbicos e anaeróbicos, com objetivo de contribuir com os sistemas aeróbicos e anaeróbicos, além de queimar calorias e contribuir para a perda de peso.

Preparatória 

Executada no início do expediente, a ginástica preparatória, como o próprio nome sugere, tem como principal objetivo preparar o organismo e os músculos dos colaboradores para o trabalho e as demandas do dia. Com duração de cerca de 10 a 20 minutos, ela ajuda a alongar os músculos, aumentar a circulação sanguínea e a concentração, além de fornecer energia para iniciar as tarefas. 

Compensatória 

Como uma pausa durante o expediente, a ginástica compensatória ajuda a aliviar a tensão e a monotonia e ainda previne a fadiga muscular, contribuindo para que os colaboradores retomem suas atividades com melhor disposição. Consiste em exercícios de correção de postura, respiratórios e alongamentos.

Relaxamento

No fim da jornada de trabalho, a ginástica de relaxamento ajuda os colaboradores a desacelerar, relaxando os músculos utilizados durante o dia, prevenindo o surgimento de dores e lesões, além de diminuir o estresse. Consiste em alongamentos, meditação e exercícios respiratórios. 

Corretiva 

Tem como objetivo, buscar o equilíbrio entre as musculaturas, principalmente em trabalhadores que carregam excesso de peso, ajudando a fortalecer as musculaturas, diminuir dores e prevenir doenças laborais. 

Terapêutica 

A ginástica terapêutica tem como objetivo travar doenças e alterações posturais, de acordo e aliviando os sintomas relatados pelo colaborador. 

Manutenção

É a ginástica que tem como objetivo manter os bons resultados das práticas físicas e geralmente ocorre no tempo de folga dos colaboradores. 

Quais são seus benefícios?

A GInástica Laboral possui inúmeros benefícios, como: 

  • Aumenta a produtividade; 
  • Previne doenças ocupacionais; 
  • Reduz a fadiga e o sedentarismo; 
  • Diminui absenteísmo e afastamentos; 
  • Reduz acidentes ocupacionais; 
  • Melhora a consciência corporal, assim como os sistemas cardíaco e respiratório; 
  • Aumenta o engajamento por parte dos colaboradores; 
  • Melhora a concentração; 
  • Diminui a sensação de monotonia no ambiente de trabalho
  • Diminui gastos com despesas médicas; 
  • Atende a norma NR-17;
  • Melhora a imagem e a percepção da empresa pelos colaboradores; 
  • Otimiza a rotina dos colaboradores.

 

Como você pode perceber, a Ginástica Laboral passa a ser essencial em todos os ambientes de trabalho, promovendo melhor qualidade de vida aos colaboradores e, consequentemente, melhoria nos resultados de produtos e serviços. 
Nós entendemos como as rotinas laborais podem tornar-se fatigantes quando não há presença do estímulo físico no ambiente de trabalho. Por isso, se você deseja trazer a ginástica laboral para dentro de sua empresa, aumentando a produtividade e bem-estar de seus funcionários, que tal entrar em contato com um de nossos especialistas e conhecer mais sobre nossos serviços de Ginástica Laboral e Ergonomia Corporativa?

Nossa equipe está
preparada para auxiliar
a sua empresa

O sucesso do seu projeto de saúde corporativa depende de ferramentas, mas acima de tudo, de profissionais aptos para realizar todas as fases do plano.
Conte com toda experiência de mais de uma década que só a Alicrim pode oferecer!

    © 2024 Alicrim Saúde - Todos os direitos reservados.