Alicrim

Melhorar a saúde ocupacional: 5 dicas para sua empresa seguir

Ser um gestor competente, traz à tona algumas preocupações sobre a empresa e como melhorar alguns aspectos, como por exemplo, melhorar a saúde ocupacional. Entregas de atestados com frequência, colaboradores desmotivados e pouco produtivos são alguns sinais de que a saúde ocupacional da empresa precisa melhorar.
Mas como trazer esta melhoria para o seu negócio? Neste artigo vamos te dar algumas dicas sobre como deixar seus colaboradores mais satisfeitos e saudáveis em seu ambiente de trabalho.


5 dicas para melhorar a saúde ocupacional da sua empresa:

1 – Invista em bons EPIs
A saber, equipamentos de proteção individual são obrigatórios, mas certifique-se de encontrar os melhores, de fornecer o tamanho adequado e de boa qualidade. Se fornecer uniformes, eles deverão ser feitos com produtos confortáveis e que valorizem a imagem do seu colaborador, afinal, sentir-se bem e confortável são fatores que influenciam no bem-estar pessoal.

2 – Proporcione um excelente ambiente de trabalho
Adaptar o local de trabalho de acordo com o tipo de serviço e tarefas exigidos, é uma ótima ação. A princípio, não é tão difícil quanto parece. Deixar bem iluminado, com cadeiras ergonômicas, ambiente livre de ruídos, ar-condicionado quando necessário, entre outros exemplos, são essenciais para o colaborador se sentir à vontade para exercer sua função com todo seu potencial.

3 – Saiba como anda a cultura organizacional
Como está o comportamento e a mentalidade dos seus colaboradores? Eles têm práticas e hábitos saudáveis? Há muita discordância ou desentendimento entre os colegas? Procure ouvir os funcionários para saber dos seus problemas e pense em formas práticas de solucioná-los. Pode não ser possível resolver tudo, mas lembre-se que quem trabalha também quer ser ouvido e se sentir importante. Trace planos de ação para cuidar e manter a saúde emocional dos colegas. Afinal, quem faz uma empresa ser produtiva e alcançar seus objetivos, são as pessoas que trabalham por ela. Então, a dica é manter uma cultura organizacional saudável.

4 – Estabeleça momentos de pausa e alongamentos laborais
Implementar a ginástica laboral é muito importante para a manutenção e melhoria da saúde ocupacional. Liberar a tensão muscular, respirar melhor, melhorar a postura, ajudam a deixar seu colaborador mais relaxado e tranquilo para o dia de trabalho. Incentive-os também a praticar exercícios físicos fora do trabalho, pois muitos são os benefícios das atividades físicas, incluindo a melhora da saúde no trabalho.

5 – Faça uma análise ergonômica preliminar
A análise ergonômica preliminar (AEP)serve para mapear os riscos e evitar possíveis problemas ergonômicos que possam ocorrer, e é a etapa principal na hora de pensar na saúde e bem estar do colaborador. É obrigatoriedade da empresa realizá-la, segundo a NR 17, mas é preciso que excelentes profissionais da área se encarreguem da execução dela, pois além da diminuição de riscos, a análise ergonômica preliminar promove a melhoria da saúde ocupacional. Quem pode fazer a análise ergonômica preliminar? Para ser válida perante a lei, é preciso que profissionais habilitados a realizem, e para isso você pode contar conosco, da Alicrim. Acesse nosso e-book gratuito e saiba mais sobre como a implantação da obrigatoriedade da AEP vai impactar sua empresa, além de conhecer mais benefícios e como realizar na sua empresa.

Quer saber tudo sobre o assunto?

Preparamos para você um e-book sobre o que é, quais os tipos e os benefícios. Baixe gratuitamente o nosso e-book ou entre em contato conosco para agendarmos uma reunião, sem compromisso, para conhecer melhor nossos serviços personalizados para você e sua empresa, e saber como podemos te ajudar!

CONFIRA OUTROS ARTIGOS