5 doenças que mais causam afastamentos no trabalho – Alicrim Saúde
5 doenças que mais causam afastamentos no trabalho

5 doenças que mais causam afastamentos no trabalho

Como a maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo no ambiente de trabalho, seja presencial ou home office, é comum que vícios de postura ou esforços repetitivos acabem por ocasionar em pequenas lesões ou problemas que, ao não serem corrigidos, podem causar doenças e quadros ainda mais complexos. 

No post de hoje, separamos as 5 principais doenças que mais causam afastamento e quais medidas podem ser tomadas para prevenir tais situações!

Confira!

Lesões por Esforços Repetitivos (LER)

Como o próprio nome já sugere, as LER acometem trabalhadores que permanecem em uma mesma postura ou fazem os mesmos movimentos diariamente. Postura e carregamento de peso de maneira inadequada estão entre as principais causas de problemas nas articulações, músculos, nervos, tendões e ligamentos, que em determinados casos podem até necessitar de cirurgias, aumentando o número de dias em afastamento. 

Para diminuir o número de LER no ambiente de trabalho, é necessário promover ações de ergonomia como exercícios, pausas e adequação do mobiliário.

Depressão e ansiedade 

O constante estresse, um ambiente laboral impróprio, a falta de valorização e as preocupações com prazos e outras cobranças da rotina de trabalho são gatilhos para o desenvolvimento de doenças de ordem psicológica, como são os casos de depressão e ansiedade. Os sintomas podem manifestar-se até mesmo fisicamente, ocasionando em casos de insônia, fadiga crônica e até gastrite. Dentre as ações que podem ajudar na redução dos quadros de ansiedade e depressão, estão: promover ações de valorização do funcionário, suporte emocional e adaptação do ambiente de trabalho.

Dorsalgia 

Popularmente conhecida como “dor nas costas”, a Dorsalgia refere-se a diversos sintomas que podem acometer a região da coluna, resultados de posturas inadequadas, levantamento de peso e esforços repetitivos, e que estão entre as maiores causas de afastamento no ambiente de trabalho. Em alguns quadros os sintomas podem aparecer na forma de rigidez muscular, sensibilidade, formigamento ou inchaços. Para reduzir o número de afastamento por dorsalgia, é necessário promover ações ergonômicas como a prática de exercícios ou ginástica, e readaptar o ambiente e o mobiliário de trabalho. 

Hérnias 

Hérnias, como a de disco, também são uma das causas mais comuns de afastamento do ambiente de trabalho, ocasionando em sintomas como dor intensa, queimação e dificuldade de realizar movimentos. Os números de afastamento por hérnias podem ser facilmente revertidos com a prática de exercícios físicos e correção da postura.

Problemas Auditivos 

Muito comum em ambientes como fábricas e até telemarketing, a redução ou perda total da audição ocorre quando o trabalhador é exposto continuamente a ruídos altos, no ambiente de trabalho. A adaptação do ambiente de trabalho, como o isolamento das fontes de ruídos, e a distribuição de fones e protetores é essencial para diminuir o número de afastamentos por doenças auditivas. 

Como você pode perceber, a ergonomia funciona como solução para a maioria dos quadros acima, sendo de extrema importância, começar a implementá-la no ambiente de trabalho, para diminuir o número de afastamentos e contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores. 

Se você se interessou e deseja saber como implementar práticas ergonomia em sua empresa, entre em contato com um de nossos profissionais, para que possamos ajudá-lo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nossa equipe está
preparada para auxiliar
a sua empresa

O sucesso do seu projeto em ergonomia depende de ferramentas, mas acima de tudo, de profissionais aptos para realizar todas as fases do plano.
Conte com toda experiência de mais de uma década que só a Alicrim pode oferecer!

    © 2022 Alicrim Saúde - Todos os direitos reservados.