5 dicas para promover a saúde mental na empresa pós pandemia - Alicrim Saúde
5 dicas para promover a saúde mental na empresa pós pandemia

5 dicas para promover a saúde mental na empresa pós pandemia

Apesar do trabalho ser um lugar ou fase da vida onde muitas pessoas se sentem realizadas, grande parte dos colaboradores atualmente vem sofrendo com a falta de saúde mental. E com a pandemia, este problema se agravou. Mas é possível promover e melhorar a saúde mental na empresa?

Neste artigo, iremos falar sobre causas de falta de saúde mental nas empresas, além de trazer algumas dicas sobre como promover a saúde mental na empresa pós pandemia.

Boa leitura.

Saúde mental na empresa: Depressão e ansiedade

Apesar de serem duas doenças tão conhecidas e tratadas há muito tempo, nunca antes a depressão e ansiedade atingiram tantas pessoas como nos últimos anos. 

Segundo uma pesquisa publicada pela OMS, no primeiro ano da pandemia os índices de depressão e ansiedade aumentaram em 25%. Os mais afetados foram os jovens e as mulheres. 

Outra pesquisa, realizada pelo Zenklub, maior referência em cuidado emocional corporativo do Brasil, demonstrou que 51% das mulheres foram afetadas negativamente pelo trabalho. 

Em resumo, os motivos são inúmeros: incertezas, tristezas e medos causados pela pandemia, estresse após longas jornadas de trabalho, economia brasileira instável, traumas, fatores genéticos para depressão, sobrecarga materna entre muitos outros.

Síndrome de Burnout e saúde mental na empresa

Além de depressão e ansiedade, a  síndrome de Burnout, estado de tensão e estresse provocado por condições de trabalho, também apresentou grande aumento durante esse período. 

A saber, estas doenças têm elevado o número de afastamentos, aumento de absenteísmo, falta de produtividade, aumento de turnover, insatisfação pessoal tanto dos líderes da empresa quanto do funcionário, e vice-versa. 

Frente a esse desafio, empresas estão buscando novas soluções para promover a saúde mental de seus colaboradores, trazendo vários benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a empresa.

5 dicas para promover a saúde mental na empresa

Apesar de desafiador, não é uma tarefa difícil. Abaixo, trazemos algumas dicas de como melhorar a saúde mental na sua empresa

1 – Pratique diálogo saudável

Primeiramente, dialogue com os funcionários. Descubra o que está causando desentendimentos, desinteresse, desmotivação. Então analise se há sobrecarga de trabalho ou não, entre outros fatores que possam estar sendo motivo para descontentamento.

2 – Tenha profissionais especializados na área

A princípio, ter uma equipe de profissionais para realizar terapias é fundamental! Muitas empresas já têm a terapia em suas cestas de benefícios, assim como planos de saúde, tanto para o colaborador quanto para algum familiar que possa se beneficiar também com a terapia.

Vale lembrar que o investimento em profissionais gera retorno em valores para a empresa. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, para cada $1,00 investido no bem-estar do colaborador, há uma economia de $4,00 em outros gastos. 

3 – Ambiente de trabalho acolhedor e confortável

Não é regra, mas a maioria das classe trabalhadora passa a maior parte do seu tempo dentro do local de trabalho.

Então é preciso que esse local seja acolhedor, saudável e que proporcione as condições necessárias para que o funcionário se sinta bem e tranquilo, motivado para fazer suas tarefas e atingir suas metas.

4 – Para trabalho remoto: reuniões necessárias e objetivas

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 54,8% dos psiquiatras que foram entrevistados relataram que seus pacientes reclamaram sobre o excesso de videoconferências.

Então fazer reuniões produtivas, mas não em excesso pode ajudar a promover a saúde mental. Dar autonomia ao seu colaborador e oferecer insumos para que cumpra com suas metas sem a necessidade de supervisão a cada segundo é essencial para cuidar da saúde mental.

5 – Implemente um programa de ginástica laboral

Exercícios físicos são excelentes para a manutenção da saúde como um todo, isso é certeza! Mas também são essenciais para promover e manter a saúde mental. 

Então, implementar um programa de ginástica laboral é imprescindível para aumentar o bem-estar, satisfação e motivação dentro da sua empresa, além de reduzir tensões e estresses.

Preparamos para você, um E-book sobre o programa ginástica laboral, como funciona, quais são os tipos e como implementar! 

Clique abaixo para baixar de forma gratuita. Você está a um passo de descobrir todas as vantagens envolvidas em melhorar a saúde laboral da sua empresa.

E-book Gratuito: Programa de ginástica laboral – Tudo o que você precisa saber antes de implementar na sua empresa

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Fique de olho em nosso blog para acompanhar mais artigos como este! Siga-nos nas redes sociais.

Sobre a Alicrim Saúde: Consultoria em ergonomia corporativa

A Alicrim trabalha com processo interno de melhoria contínua visando a aplicação das melhores técnicas para cada caso em específico, trabalhando de maneira ética e profissional.

No mercado desde 2005 atuando em todo o território nacional, com uma equipe composta por profissionais com formação em Fisioterapia e Educação Física Pós Graduados em Ergonomia e Ginástica Laboral, tendo como clientes empresas de pequeno, médio e grande porte, nacionais e multinacionais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nossa equipe está
preparada para auxiliar
a sua empresa

O sucesso do seu projeto em ergonomia depende de ferramentas, mas acima de tudo, de profissionais aptos para realizar todas as fases do plano.
Conte com toda experiência de mais de uma década que só a Alicrim pode oferecer!

    © 2022 Alicrim Saúde - Todos os direitos reservados.